domingo, 29 de março de 2015

Rui Costa se reúne com APLB e conclama categoria a participar do Pacto Pela Educação

APLB-Sindicato destaca importância do Pacto pela Educação na Bahia 
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e da coordenadora da APLB, Marilene Betros, entre outros representantes.

















O governador Rui Costa apresentou a membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) o Pacto Pela Educação e conclamou toda a categoria a participar do programa, que será lançado na próxima segunda-feira (30). O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação dos secretários da Educação, Osvaldo Barreto, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e da coordenadora da APLB, Marilene Betros, entre outros representantes.

A vice-coordenadora da APLB Sindicato, Marilene Betros, falou que “a APLB Sindicato compreende o Pacto pela Educação como algo importante e necessário, uma vez que o Plano Nacional de Educação toca no regime de colaboração entre os Estados e municípios. Só teremos uma educação de qualidade quando rompermos o paradigma de que cada um é responsável por um segmento da educação”.


A representante da APLB Sindicato enfatizou como estratégicas essas parceiras propostas pelo Pacto pela Educação na Bahia. “Não estamos mais na era em que o município é o único responsável pela educação infantil e o fundamental, e o Estado pelo ensino médio. É preciso que se compreenda esse enquadramento para que Estado e municípios trabalhem com o objetivo focado na qualidade da educação. Sem dúvida nenhuma, a APLB compreende a importância desse processo”, acrescentou, ressaltando “a necessidade de se estabelecer compromissos voltados para a valorização e formação dos profissionais da educação”.

"Dia 30 de março, nós vamos apresentar várias ações do Pacto, de material didático à capacitação de professores, que precisam estar envolvidos neste projeto e ser cada vez mais valorizados", disse o governador, que, recentemente, garantiu a substituição do regime de contrato PST pelo REDA em todo o estado. De acordo com o secretário da Educação, além dos trabalhadores, toda a sociedade está convocada a se envolver na busca da melhoria dos indicadores educacionais no estado.“O ato da segunda representa um momento histórico para a Bahia, quando o governador convidará os 417 prefeitos a assinar juntamente com ele um documento que representará um pacto do Governo com cada município baiano em prol da melhoria da qualidade da educação”, afirmou.

O Pacto pela Educação visa melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes, resultando em melhores indicadores e desempenho escolar através de uma grande mobilização entre poderes públicos, educadores, pais, alunos e toda a sociedade. As ações previstas se dividem em cinco eixos temáticos que envolvem a colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parcerias com universidades, empresas e organizações sociais, além da integração família-escola.

O ato de lançamento será realizado às 9h, no Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário