“Sempre é muito salutar iniciativas como essa para que as mulheres tenham acesso a uma informação mais qualificada, que transmita com clareza os seus direitos, onde possam saber onde e como procurar atendimento quando em situação de violência”, diz Ivânia Pereira, secretária Mulher Trabalhadora da CTB, sobre o lançamento da cartilha Lei Maria da Penha perguntas e respostas no Senado que ocorrerá na terça-feira (8), às 14h, em Brasília.
Além de impressa, a cartilha será lançada em formato digital. O lançamento faz parte das comemorações dos nove anos da Lei Maria da Penha e o informativo foi criado pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Bancada Feminina do Senado e a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher.
“Na cartilha você descobre como surgiu a Lei, o que é violência doméstica e familiar, por que ainda hoje existe esse tipo de violência, o que fazer para mudar a cultura da violência, em que lugar a mulher mais sofre violência, quais são os direitos da mulher, o que é o Ligue 180, o que são as medidas protetivas de urgência, quais são os tipos de violência determinados pela Lei, o que vai acontecer com o agressor, a confiabilidade da Lei Maria da Penha”, informa texto de apresentação da cartilha da Agência Senado.
Para Ivânia, mesmo reconhecendo que nos últimos anos avançou-se substancialmente nas políticas públicas destinadas às mulheres, ainda há muito que “avançar para conquistarmos uma sociedade onde predomine o respeito à autonomia das mulheres em todos os setores da vida”. Por isso, “defendemos uma lei de cotas para as mulheres no Parlamento, para dar mais visibilidade às questões específicas femininas”.
Por Marcos Aurélio Ruy
Fonte: Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário