É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:
Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade); Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.
(Informações INCA)
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é a principal causa de óbito por câncer entre as mulheres do mundo e, no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), houve 57.120 casos novos em 2014. Sabe-se que 95% dos casos podem ser curados mediante o diagnóstico precoce, e a mamografia é o único método que provou ser eficaz no rastreamento do câncer de mama, com capacidade de detectar lesões não palpáveis e causar impacto na redução da mortalidade.
Fonte: Portal da APLB
Nenhum comentário:
Postar um comentário