“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”
― Anísio Teixeira
Hoje, 11 de agosto, dia em que se homenageia os/as Estudantes precisamos identificar quem de fato são esses/as personagens. Tradicionalmente nos referimos e prestamos homenagens às Crianças, Adolescentes e Jovens, mas são apenas estes que estudam? E as outras faixas etárias que dedicam parte do seu tempo na busca do conhecimento em outras esferas do Ensino, como os/as adultos/as que não mais frequentam a Educação Básica? Esses/as também estudam, à Eles/as também, nossas homenagens. E nesse tempo de Pandemia, de isolamento e distanciamento social, as homenagens precisam vir acompanhadas de incentivos para que todos/as tenham perspectivas sobre o futuro, que por hora, parece incerto.
E falando de incertezas, os/as Estudantes da Rede Pública municipal de Eunápolis-BA enfrentam uma realidade de total negligência e abandono por parte da Gestão Pública Municipal. Onde os seus Direitos Fundamentais, não só à Educação, mas como também à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à cultura, ao lazer e ao esporte, à profissionalização e à proteção estão sendo violados. Direitos estes garantidos na Constituição Federal de 1988, Artigo 5°.
Diante do exposto, como celebrar o 11 de agosto, Dia do/a Estudante?
A APLB PARABENIZA OS/AS ESTUDANTES EUNAPOLITANOS/AS E SE SOLIDARIZA COM A DURA REALIDADE ENFRENTADA NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS-BA.
APLB Sindicato Eunápolis-BA, 11 de agosto de 2020.
Neste dia do estudante, façamos está reflexão, o que o município de Eunápolis está fazendo pelos alunos do município?
ResponderExcluirLembrando tbm de nos universitários .
ResponderExcluir