Um novo ano letivo se inicia, e com ele nascem novas esperanças e expectativas de grandes conquistas para a Educação Pública. Os desafios estão postos e são muitos. A atual conjuntura política do país não está favorável à Educação Pública e apresenta propostas de mudanças e reformas que atacam e retiram Direitos adquiridos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos setores público e privado. Na área da Educação Pública esses ataques são mais violentos, tais como a Reforma da Previdência que se aprovada acabará com a aposentadoria especial do Magistério para Professoras com menos de 45 anos e Professores com menos de 50, bem como para os novos concursados. A reforma Previdenciária desmonta a Previdência Pública com o objetivo claro promover os fundos privados.
Outra proposta do atual governo é a famigerada reforma do Ensino Médio que não foi discutido amplamente com a sociedade e a comunidade escolar que propõe reduzir disciplinas e carga horária de outras matérias importantes para a formação dos estudantes. Outro agravante dessa reforma é que acaba com a profissionalização do Magistério uma vez que permitirá a contratação de profissionais de qualquer área do conhecimento para atuarem como Professor.
Outro desafio que exigirá de todos os Trabalhadores em Educação mais unidade e determinação para lutar é a ameaça ao Piso Nacional do Magistério, pois com a aprovação da PEC 241(55 no Senado) que limita e congela os investimentos principalmente na área da Educação, o salário dos Professores ficará cada ano mais defasado. A começar pelo ano de 2017, com o aumento de apenas 7.64%.
Trazendo para a nossa realidade, a Educação da Rede Municipal de Eunápolis também apresenta demandas que exigem um acompanhamento atento e contínuo da APLB Sindicato que representa todos os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, além dos desafios acima descritos. (Por Ronaldo Oliveira – Secretário de Imprensa APLB Sindicato Eunápolis-BA)
Iniciamos o ano de 2017, dando continuidade à luta pela garantia da reintegração de posse das pessoas aprovadas no concurso realizado em 2004, e que foram exonerados.
Realizamos, no dia 03 de fevereiro, a primeira reunião de 2017, com diretores de Escolas Municipais para fazermos um levantamento das demandas essenciais ao funcionamento das Unidades Escolares tais como:
• As condições físicas das escolas;
• Falta de Professores e Trabalhadores dos vários setores das escolas;
• Condições de Contratação de professores.
Durante a reunião recebemos algumas respostas da Secretaria de Educação com relação à nova nomeação do concurso de 2015, que deverá ocorrer até quinta- feira dia 08/02/2017, a nomeação do concurso de 2004, devera ocorrer na segunda-feira dia 06/02/2017 as 16 horas, quanto as reformas, aguardando as licitações e as prioridades menores deverão ser feitas imediatamente.
Quanto à contratação de professores, a Diretoria da APLB Sindicato juntamente com Diretores, Diretoras e Representante das Escolas Municipais, deliberaram e apresentará à Secretaria de Educação a proposta de que essas escolhas sejam feita através de análise de currículos, acompanhado de avaliação da Direção da escola e NÃO POR INDICAÇÃO POLÍTICA. Pois esses profissionais deverão atender requisitos essenciais ao desenvolvimento da qualidade da Educação.
APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – Delegacia Costa Sul Eunápolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário